TRAJETÓRIA Falar sobre a Auá é falar também de sua trajetória. Desde o começo, todas as coleções e parcerias dizem muito sobre a marca e do que ela propõe. Desprendida de tempo e tendência, respeitando e cultivando a permanência, a arte e a história. Aqui algumas coleções para ilustrar um pouco de sua atemporalidade e identidade:

Verão 2007

Primeira campanha da história da marca para um catálogo impresso.

Inverno 2012

Coleção feita em parceria com os artistas Fernando Lucchesi e Marcos Coelho Benjamim. Lucchesi se dedica à pintura e cria objetos, voltado para as amplas possibilidades do fazer que descobre nas artes e tradições populares. São as formas geométricas sobrepostas que caracterizam as pinturas, e a influência do barroco se faz sempre presente. Artista plástico autodidata, Benjamim dá sentido à uma vocação, a do fazedor. O poeta que transpira em atos os desejos, construindo com o trabalho, para dar corpo à substância dos sonhos.

Inverno 2013

Esta coleção propõe um estreito diálogo com os ciclos vitais da natureza, por meio da pesquisa Topomorfose, desenvolvida pela artista Heloisa Crocco. Os veios do cerne de cada madeira dão o tom e buscam o que parece ser uma impressão digital da natureza.

Verão 2013 e Inverno 2014

Coleções feitas em parceria com o povo indígena Tikmū'ūn (Maxakali). Os Maxakali são um povo indígena que vive no Brasil, situados no Nordeste do estado de Minas Gerais, sobre terras que antes estavam cobertas pela mata atlântica. Mesmo tendo tido o contato com os brancos há mais de três séculos, eles mostram uma resistência cultural notável que os fez conservar viva sua língua e o um vasto conjunto de rituais que perpetuam sua cosmologia. Resistem através do canto e de suas relações com os espíritos à permanente hostilidade daqueles que levaram suas terras e destruíram as florestas e animais com os quais conviviam. Cada um dos cantos dos vastos conjuntos de rituais que os Maxakali perpetuam é uma estratégia de se reunir e de compartilhar com os espíritos da floresta. As palavras e as variantes que os compõem, correspondem a aparições e a presenças que são também transcritas em desenhos nas miçangas. A partir dos seus registros do cotidiano, histórias e lendas, surgiram variadas estampas em muitas das coleções na história da marca. Parceria muito rica, os Maxakali tem um espaço grande dentro da Auá, de amor, de imenso respeito e admiração.

Inverno 2015

Em 2015 tivemos o privilégio de conhecer a aldeia de Auaris, em Roraima, onde residem os Ye'kuana. Através de um projeto realizado pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), que levou jornalistas nacionais e internacionais para documentar toda a negociação do início desta união. Viajamos até lá para firmar a incrível parceria Auá + Ye'kuana que gerou a coleção para o inverno 2015.

Inverno 2017

Coleção feita em parceria com a Chão Galeria, escritório de arte especializado em arte popular brasileira.

Inverno 2018

Verão 2018

Coleção feita em parceria com o escritório Guili Seara Design – que tem sido responsável por diversos projetos gráficos da marca desde a sua fundação, e pela primeira vez, se aventurou na criação de estampas.

Verão 2019

Para a temporada de verão de 2019, a marca apresenta mais uma coleção feita a partir da obra de um artista visual mineiro. Dessa vez foi o rico e diversificado universo das pinturas de Lorenzato (1900-1995) que serviu de inspiração para as peças da Auá.

Inverno 2020

Auá apresenta uma parceria com a artista mineira Aretuza Moura. As peças têm um conceito inspirado no universo de suas obras e histórias de vida. Do desenho à pintura, da escultura à instalação, a obra dessa artista não se reduz a formas fixas e estereótipos, e se transforma agora em diálogo com a moda. A artista busca em elementos simples, e em objetos muitas vezes descartados, a matéria-prima para suas criações, sendo esta uma das principais inspirações para o estilo da Auá.